Portal R5»Notícias»Final Col: valor de Nacional dobra o do Junior

Final Col: valor de Nacional dobra o do Junior

Atletico Nacional e Junior de Barranquilla iniciam hoje a disputa pelo primeiro titulo do futebol colombiano em 2026. A serie coloca frente a frente duas das maiores folhas de pagamento do pais, que somadas ultrapassam 39 milhoes de euros, de acordo com dados do site Transfermarkt.

Nacional chega a final como o time mais valioso do campeonato. O elenco comandado por Diego Arias tem um valor estimado em 22,53 milhoes de euros, enquanto o Junior soma 16,70 milhoes de euros. A diferenca entre os dois clubes e de 5,83 milhoes de euros.

A disparidade tambem aparece nas principais figuras das equipes. Cristian Arango, atacante do Atletico Nacional, e o jogador mais valioso da serie, com cotacao de 4 milhoes de euros. No Junior, o atleta com maior valorizacao de mercado e Joel Canchimbo, avaliado em 2 milhoes de euros. Ou seja, a principal estrela economica do time antioqueno vale o dobro da mais cotada do clube barranquilero.

A final tambem reune os dois times que terminaram nas primeiras posicoes da fase regular da Liga BetPlay. Nacional foi o lider do todos contra todos, enquanto o Junior terminou em segundo lugar. Ambos confirmaram o bom desempenho nas fases eliminatórias e agora decidirao o campeao em uma serie de 180 minutos.

Nacional tem a folha mais cara do futebol colombiano

Os numeros respaldam o semestre do Atletico Nacional. Alem de liderar a classificacao geral, o time antioqueno conta com o elenco de maior valor no pais.

Alem de Arango, jogadores como Juan Manuel Rengifo, Alfredo Morelos e Jorman Campuzano ajudam a impulsionar o valor do plantel. Conforme o Transfermarkt, o Nacional ocupa atualmente o primeiro lugar entre as folhas mais valiosas da Colombia, com uma diferenca marcada sobre o time “Tubarao”.

O Junior tambem figura entre os clubes com maior valorizacao no mercado nacional. O conjunto barranquilero registra uma cotacao de 16,70 milhoes de euros e se mantem no grupo de times com maior capacidade financeira para montar seus elencos, ficando atras apenas do rival na final e do America de Cali.

No entanto, a diferenca economica nao se traduz necessariamente em resultados esportivos. O atual campeao, dirigido pelo uruguaio Alfredo Arias, eliminou o Independiente Santa Fe nas semifinais e tentara defender o titulo conquistado no segundo semestre de 2025.

A partida de ida da final sera disputada nesta terca-feira, 2 de junho, no estadio Romelio Martinez, em Barranquilla. O jogo comeca as 19h30, conforme programacao oficial confirmada pela Dimayor e pelas autoridades locais.

Para este confronto, o Junior chega sem relatar suspensos ou ausencias importantes por lesao. O cenario e diferente para o Nacional, que enfrentara a ida com varios desfalques. David Ospina ja se juntou a concentracao da Selecao Colombiana para disputar a Copa do Mundo de 2026, enquanto Milton Casco e Dairon Asprilla continuam em processo de recuperacao.

A principal novidade para o time antioqueno e o retorno de Cristian Arango, que cumpriu suspensao e estara disponivel para o primeiro jogo da serie.

A expectativa em Barranquilla tambem se reflete na venda de ingressos. Para a final, foram disponibilizadas entradas entre 80 mil e 250 mil pesos colombianos, dependendo do setor no estadio. As autoridades distritais estimam um publico proximo a 10 mil espectadores no Romelio Martinez.

A partida de volta sera realizada na proxima segunda-feira, 8 de junho, no estadio Atanasio Girardot, em Medellin, onde sera conhecido o campeao do primeiro semestre do futebol colombiano. Enquanto o Nacional busca sua estrela de numero 19, o Junior tentara conquistar seu 12º titulo de liga e revalidar a coroa obtida no ano passado.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →