O Campus Campo Grande do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) inaugurou, nesta sexta-feira (26), o primeiro refeitório da unidade. A expectativa é reduzir em até 45% o custo da merenda escolar, que deve cair dos atuais R$ 11 para entre R$ 6 e R$ 7 por refeição.
A inauguração teve um almoço servido à comunidade acadêmica, com arroz carreteiro, vinagrete e guaraná. O refeitório, porém, começará a funcionar apenas após o período de férias escolares.
Segundo o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Júnior, antes o campus contratava uma empresa para fornecer kits de alimentação, chamados de “merenda fria”, com salgados. Com a nova estrutura, os alimentos serão preparados na cozinha do próprio instituto, com refeições mais completas, incluindo proteína, carboidrato e fruta.
“Nós buscamos, logo após a pandemia, um formato de contratação do que nós chamamos de merenda fria. Uma empresa que vem e entrega kits de alimentação escolar. E a tendência agora, finalizada a obra, os processos que precisam ser finalizados, isso vai ser produzido aqui. Então a gente consegue não só baixar o custo disso aí e quem sabe atender mais estudantes, como por exemplo os alunos do superior. É o nosso desejo”, explicou o diretor.
Atualmente, cerca de mil estudantes usam a merenda gratuita do campus diariamente. A unidade atende mais de 2,5 mil alunos, dos quais entre 1,4 mil e 1,5 mil estão na faixa em que a oferta de alimentação escolar é obrigatória.
A estudante Maria Luiza Oliveira, de 19 anos, disse que a inauguração atende a uma reivindicação antiga, de 14 anos, da comunidade acadêmica. Ela lembrou que, antes, os alunos improvisavam espaços para as refeições.
“A gente comia na área de convivência, na cantina, a gente pedia marmita de fora no almoço. E os lanches, foi em 2023, como foi mencionado pelo Dejahyr, após a pandemia, que a gente conseguiu ter a merenda do lanche em si. Aí a gente se organizava na hora de conviver, pra poder pegar o lanche e comer na cantina, nos blocos. Faltava um lugar adequado”, relatou.
A deputada federal Camila Jara (PT) destacou que o novo espaço contribui para a permanência dos estudantes na instituição, um problema da educação brasileira. “É um problema que a gente está tentando reverter com políticas públicas concretas, e essa é uma das políticas concretas de assistência e de permanência estudantil. Vários alunos relataram que estavam almoçando e a alimentação que eles tinham para permanecer e um dos melhores exemplos de educação que a gente tem no país era salgado e a gente sabe que isso não é nem de perto uma dieta equilibrada”, afirmou.
Também estiveram na inauguração os vereadores Landmark Rios (PT), Jean Ferreira (PT) e a vereadora Luiza Ribeiro (PT), além de gestores, servidores e estudantes.
“Hoje não é simplesmente a entrega de um refeitório. Isso vai muito além da entrega desse espaço; é dignidade para nossos alunos, professores e educadores. Aqui há uma proposta, inclusive, de alimentos que virão da agricultura familiar, diretamente dos produtores para o Instituto Federal”, disse Landmark.
O refeitório de Campo Grande é o primeiro dos oito que estão sendo construídos pelo IFMS. Também receberão as estruturas os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. Naviraí e Nova Andradina já possuem espaços para servir refeições.
O investimento total nas obras é de R$ 19,9 milhões, sendo R$ 13,6 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e R$ 6,3 milhões de recursos próprios do IFMS. A previsão é que todas as unidades sejam entregues até o segundo semestre de 2026.
