A água que os navios descarregam pelas laterais e na proa chama-se Água de Lastro.
A água de lastro é a água do mar captada pelo navio para controlar a sua segurança operacional, sua estabilidade e a profundidade do seu calado. Essas águas são bombeadas para os tanques no interior do navio, transportadas e trocadas periodicamente em diferentes zonas portuárias onde o navio estiver.
Durante a viagem o navio consome combustível, isto faz com que, ocorra uma diminuição do seu peso bruto, que consistirá na redução do seu calado carregado, permitindo que o leme e parte da hélice fiquem fora d’água, prejudicando, assim, a manobrabilidade e governo do navio.
Curtiu? Siga o PORTAL R5 BRASIL no Facebook, Twitter e Instagram.
Se inscreve em nosso canal no Youtube
Participe do nosso grupo Telegram
Fale conosco: Nosso WhatsApp
Gmail: [email protected]
Por essa razão é usada a água de lastro, que tem por objetivo, aumentar ou diminuir o calado do navio durante a navegação, para garantir a sua segurança operacional, e a sua estabilidade enquanto navega, e durante o processo de carregamento e descarregamento, ou seja, ajuda o navio a se sustentar.
Historicamente, os navios utilizavam lastro sólido, formado por pedras ou metais que garantiam o peso das embarcações. Com a evolução tecnológica do transporte marítimo e substituição dos materiais de construção por aço, o lastro sólido foi substituído por água do mar.