O Rio Negro encheu 3 centímetros nesta quarta-feira (12), marcando exatos 18.93 metros. A informação é do Porto de Manus e revelam que está é a primeira vez que o Negro marca subida no nível do rio, desde 5 de julho deste ano — quando encheu 1 centímetro, marcando 29.05 metros, parando a cheia e iniciando o processo de vazante dos rios.
Os dados registrados pela medição oficial do Porto de Manaus, revelam uma diferença de 6,26 metros, comparada a mesma data no ano passado — quando o Negro marcava 12.67 metros.
De acordo com dados da Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa), com a constante cheia do rio Amazonas, na cabeceira em Iquitos (PER) — enchendo 73 centímetros nos últimos 7 dias —, o rio Negro apresentou uma parada no processo de vazante neste domingo (9), quando marcou 18,9 metros e estagnando a marca até esta quarta-feira, quando registrou a primeira subida.
No interior do estado Amazonas, o nível dos rios apresenta subida constante nos municípios de Tabatinga (rio Solimões), Santo Antônio do Içá (rio Içá), Coari (rio Solimões) e Itacoatiara (rio Amazonas), e podem indicar o início da cheia dos rios da Amazônia.















Discussion about this post