Carismática, determinada e dona de uma essência que a torna especial. Assim é Ylanna Guimarães, Rainha do Peladão 2025, que participou de um bate-papo com os jornalistas Gabriel Machado e Rebeca Beatriz no episódio desta semana do podcast Estação Bem Viver.
A rainha, de apenas 20 anos de idade aproveitou o momento para falar de carreira, sonhos, metas de vida, histórias e um pouco da trajetória de superação que foi para ela viver o Peladão. Ela representa o time Amigos do Conty, da zona Sul de Manaus, e levou a melhor na competição, que contou com mais de 180 inscritas.
“Eu me sinto muito bem. Com a coroa, é claro, que é o sonho de muitas e me sinto muito realizada em estar representando esse título que eu almejava muito. Me sinto realizada. Participei em 2023 do concurso, cheguei em terceiro lugar. Não tinha tanta confiança. Mas chegar ao terceiro lugar me fez abrir os olhos, e eu vi que eu queria aquilo para a minha vida. E que poderia chegar mais longe. Voltei com mais força e coragem. Mais preparada. Aquele ano foi um ano pra eu ver o que eu realmente queria, que era ser a Rainha do Peladão”, conta.
Poucos concursos mexem tanto com o imaginário do amazonense quanto o Peladão, que há cinco décadas revela personalidades, histórias e trajetórias de superação. Dona de uma presença marcante e de um discurso afiado, Ylanna faz questão de reforçar que o Peladão é uma disputa que vai além da beleza exterior.
“Acredito que uma rainha não precisa ser robotizada. Ela tem que ser uma rainha de essência, de alma, tem que ser carismática, e precisa ser algo natural. Para a passarela é necessário ter um preparo e também para responder as perguntas dos jurados. Mas já carrego isso comigo desde pequenininha, eu gosto. Na escola, eu sempre era coroada. Era muito engraçado”, relembra.
Caminhada
Ylanna demonstra confiança e familiaridade diante das câmeras, uma boa desenvoltura. Mas chegar nesse nível não foi fácil. Ela conta que houve um preparo, e para isso, dar uma pausa na carreira foi essencial. Nesse intervalo, Ylanna trabalhou tudo aquilo que acreditava ser essencial para disputar novamente: ganhou peso, aprimorou a passarela, desenvolveu oratória e, sobretudo, investiu na autoconfiança.
“A pausa foi importante pra mim, pra eu saber o que poderia melhorar, pra me preparar. Assim, primeiro, o peso. Eu precisava ganhar peso. Depois, a passarela, a oratória e trabalhar a autoconfiança. Foi uma preparação muito intensa. Quando a gente tem um objetivo e quer conquistar, a gente se entrega, dá tudo de si para alcançar”, explica.
Laços
A família esteve presente em cada passo. Ylanna é a terceira de 5 filhos, e tem recebido todo o apoio necessário. A mãe, em especial, foi a maior incentivadora. “Minha mãe é a pessoa que mais me incentiva e acredita em mim. Ela já sentia desde o início que eu seria coroada. Mãe sente”, diz, sorrindo.
Durante o concurso, a proximidade com as demais candidatas surpreendeu. No TOP 10, as dinâmicas criaram laços e troca genuína. “Uma encoraja a outra. Após o concurso, até ficamos mais próximas de algumas meninas que participaram do Peladão, isso é muito legal”, finaliza.
Agora coroada, ela sonha alto. Ylanna quer ser influencer, seguir carreira como miss e conquistar espaço nas passarelas, sem deixar de se envolver em projetos sociais. “Antes de tudo, quero aproveitar o meu reinado. É um momento único.”
E é para isso que a rainha se dedica, desde já. A rotina não é fácil. Entre compromissos, fotos, eventos e preparação física, Yllana mantém o foco diariamente: academia, boa alimentação e sono regulado. Paralelamente, cursa faculdade de Estética — área que, para ela, dialoga com o universo que sempre amou. “A rotina é corrida, mas me faz feliz.”















Discussion about this post