Portal R5»Insights»Olympiacos x NEC: Palpite e Análise (04/08)

Olympiacos x NEC: Palpite e Análise (04/08)

Olympiacos x NEC: time grego recebe estreante holandês na Champions

O Olympiacos recebe o NEC Nijmegen nesta terça-feira, 4 de agosto, às 15h, no Estádio Georgios Karaiskakis, em Pireu, pela terceira fase eliminatória da Liga dos Campeões. Esta é a primeira vez na história de 125 anos do clube holandês que ele disputa uma eliminatória da competição europeia.

O favoritismo grego se sustenta pela diferença de experiência continental. O Olympiacos disputou dez jogos na fase de liga da Champions 2025/26 e conquistou a Conference League de 2023/24. Já o NEC chega com o terceiro lugar na Eredivisie, com 59 pontos, e a final da Copa da Holanda.

Análise da partida

O Olympiacos terminou a temporada 2025/26 na segunda posição da Super Liga Grega, atrás do AEK Atenas. A equipe de José Luis Mendilibar teve a maior sequência de vitórias da liga, com sete jogos consecutivos, e Ayoub El Kaabi foi o artilheiro do campeonato, com 18 gols.

Na Champions, o clube enfrentou Barcelona (derrota por 6 x 1), Real Madrid (3 x 4 em casa) e PSV Eindhoven (empate em 1 x 1). O time terminou em 18º lugar e foi eliminado nos playoffs pelo Bayer Leverkusen.

A janela de transferências trouxe mudanças no elenco grego. A principal perda foi o goleiro Konstantinos Tzolakis, vendido ao Hull City. Para o lugar dele, chegou Stefan Ortega, ex-Manchester City. Outros reforços incluem Jota Silva, Gustavo Sá, David Carmo, Joel Roca e Pablo Maffeo.

O meia Christos Mouzakitis, de 19 anos, avaliado em 25 milhões de euros, segue como peça central do time e é cobiçado por Manchester United e Real Madrid.

O NEC Nijmegen vive o momento mais importante de sua história. O terceiro lugar na Eredivisie, à frente de Ajax e Twente, foi o melhor desempenho do clube na primeira divisão holandesa. O ataque marcou 77 gols, o terceiro melhor da competição.

O clube chegou à final da Copa da Holanda, mas perdeu por 5 x 1 para o AZ Alkmaar. Foi a sexta final de copa perdida na história do NEC.

Confrontos diretos

Olympiacos e NEC nunca se enfrentaram em competições oficiais da UEFA. O único precedente é um amistoso de 27 de julho de 2024, vencido pelos gregos por 2 x 0, com gols de Gelson Martins e Georgios Masouras.

Desfalques

O Olympiacos não conta com Yusuf Yazıcı, que se recupera de lesão no joelho. A dúvida está no gol, entre o recém-contratado Stefan Ortega e Balša Popović.

No NEC, o zagueiro Perr Schuurs sofreu lesão no joelho e está fora do jogo. A venda de Başar Önal para o Lille abre espaço para Clement Bischoff ou Emre Mor. Dušan Tadić, de 37 anos, ex-Ajax, pode estrear oficialmente.

O meia japonês Kodai Sano, de 22 anos, é o principal nome do meio-campo holandês, com três gols e sete assistências na temporada passada.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →
Arquivo de notícias